terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dambalá - A grande mãe cobra

Vódun Dambalá

Dambala ou Dangbalá é o reflexo do arco íris no mar calmo ou na lagoa, no vodu, Dambala é um dos mais importantes de todos os loa. Ela é tanto membro da família Rada como uma raiz, ou racine Loa. É representado como um serpente e associa-se estreitamente com cobras. Ela é considerado a mãe de todos os loa e, juntamente com seu esposo/companheiro Ayidà Weddo, considerado no Vodou haitiano o Loa de criação.
No vodu também, é considerado um vódun macho e que seria casado com Aido-Wedo, este seria fêmea para eles. Já no Brasil, este vódun é considerado fêmea e casada com o esposo Aido-Wedo. O que muda as visões de cultos já que Aido-Wedo e Dangbalá são vóduns que conseguem se radicalizar a qualquer momento e tornarem-se fêmea e macho, então Dagbalá quando se foi levada ao caribe teve para eles uma visão de que seria homem, mas para o Brasil de que seria fêmea. Essa definição varía também de casa para casa de axé.
Algumas de suas canções rituais indicam que ele "transporta os antepassados", na sua volta ao Ginen (casa espiritual do Loa, e o pós-vida). Seu esposo é a serpente arco-íris Aido-Wedo (ele também é casado com a Erzuille Freda). Como um loa da nação Rada está associado com a cor branca. Sua cor especial é o branco. Suas oferendas são muito simples e que ele prefere um ovo em um monte de farinha. Algumas casas também servim-lhe com anisete (licor de anis) e xarope de milho. Ele não fala quando se apresenta em sua posse, mas faz barulhos, sibilam como uma cobra.
Na maioria das casas, ele é sincretizado com uma das imagens cristãs de Moisés ou São Patricio e como mulher é sincretizada a Nossa Senhora de Guardalupe.
Nomes alternativos: Damballa Weddo (filho de Odan Wedo), Danbala, Zombi, Danbala Wedo, Damballah Weddo, Danbhala Weddo, muita confundida também com Oduduwá dos nagôs.

3 comentários:

  1. Damballah Wedo é uma Divindade masculina e Aiydá Wedo é uma Divindade feminina.
    Correspondem a Dã e Dani. Sendo que em algumas casa de culto no Brasil, Damballah Wedo é considerado como uma qualidade velha do Orixá Oxumarê.
    E não existe associações entre Oduduwá e Damballah.

    ResponderExcluir
  2. nao entendi por que tem uma imagem de Filomena Lubana.

    ResponderExcluir