terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aido-Wedo - A serpente do arco-irís

Vódun Aido-Wedo

Aidàhwedó, Aido Wedo ou Dan Wedo é a “Serpente Arco-Íris”, um Vodun raro e pouco conhecido, suas escamas tem o poder de refração de luz, formando assim o arco-íris. É dito como um vódun podendo ser fêmea, mas em outras casas sendo um vódun masculino.
Aido Wedo não é só o vódun do arco-íris mas é considerado também um vódun da riqueza, da prosperidade e da vida. É considerado por muitos o vódun de Obará-Mejí dos povos jejes devidos suas atribuições ligando-o ás chuvas, fertilidade e prosperidade. Dan Wedo é simbolizado pela serpente colorida e metamórfica, aquela que muda de cor e de tamanho, podendo também mudar de sexo, o que explicaria seus cultos serem ligados ora fêmea, ora macho. É assim que Dan Wedo faz seu trabalho no mundo, trazendo  as cores para que possam ser trabalhadas por vódun Yewá, as cores sofrem as mutações através da retina que absorvera a única cor que o objeto não absorve, então, fica assim: Frekwén é luz branca que contém todas as cores enquanto cabe à Dan Wedo separar essas cores e distrui-las, mas como Yewá é a vódun da visão, cabe à ela absorve e enxergar a cor que Dan Wedo separou, oque fará com que nossos olhos processe essa cor e seja reconhecida por nosso cerébro, assim conseguimos enxergar as cores. É dito que pessoas com problemas de distinguir cores como os daltônicos sofrem algum desliso com esse vódun e se é preciso cultua-lo para que se possa estar em axé com o vódun. Por isso pessoas desse vódun tem problemas de visão assim como as filhas de Yewá, pois são eles próprios a visão, aqueles que distorcem a realidade fazendo com que vejamos e entendamos o que se existe. É bem complicado até porque não se sabe bem oque realmente existe ou nao.

Dan Wedo ainda é cultuado nas terras de Mahí e Abohmey, onde é bastante conhecido com o nome de Ayidà-Weddo que significa "A cobra do arco-íris". Há quem diga que significa também "A serpente negra" pois quando enfurecido, Dan Wedo esconde as sete cores e se transforma num ser escuro deixando com que tudo fique nas trevas e pura escuridão, então, fazia com que todos cegassem, típico de seu jeito, pois castiga quem o negligencia dando-lhe a cegueira.
Seu poder é essencial para terra, e faz com que todos consigam enxergar e definir cores o que o define como o pai da cromologia e também das pinturas. Distinguindo não como um ser de alma negra mas como na verdade um ser de vida colorida e doce já que Dan Wedo é um vódun dócil e calmo mas que se enfurece rapidamente. É muito radical podendo mudar-se de vida a qualquer momento então seu humor é instável, ora calmo, ora nervoso e assim por diante.
Suas cores são as cores do arco-íris pois ele é o próprio arco-íris, mas suas miçangas se definem no amarelo com preto ou amarelo com verde podendo ser alternado com o vermelho ou azul. Tem muita ligação com os vóduns das florestas como Otolú, Agué  e Aziza, então pode levar consigo a cor azul-claro representando como um ser das matas, tanto é que esse vódun carrega um arco e flecha dada por Otolú e caça nas matas assim como eles, é impressindivel ter Otolú assentado junto à ele. 
Na nação Ketú, esse vódun é considerado como qualidade de Oxúmarê e divide suas energias com Oxóssi. Suas cores em Ketú é amarelo, preto e azul-claro e assim como na nação Jeje, carrega um ofá simbolo de caça e fartura para ambos os povos.
Dan Wedo ou Aido-Wedo é o único que pode mudar de cor constantemente e é consagrado por vódun Dan como o pai das sete cores. Aido Wedo o vódun das cores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário